sábado, 29 de agosto de 2009

Uma conversa ao pé do fogão




Assim como um projeto já existente no centro de cultura Lagoa do Nado - projeto Conversa ao Pé do Fogão, que ocorre na última sexta feira de cada mês - temos inicio neste sábado a penúltima apresentação dos Mestres nos centros culturais parceiros dessa nossa atividade.

Mestra Edmeia reconhecida em sua comunidade (Região do Bairro Mantiqueira) pelos cuidados que tem com todos, a ponto de sua casa ser um local de encontro e de práticas no cuidado com saúde, ação essa feita em conjunto com o posto de saúde – onde “mocinhas" - assim comentou ela durante o bate papo - senhoras com mais de 80 anos, fazem o cultivo da boa saúde.

Entre tantos relatos apresentados, vou apenas ressaltar alguns como o de seu genro, Ricardo, que relatou fatos interessantíssimos sobre a postura e trato que esta “doninha das Minas Gerais” emprega, dando a sua casa um espírito de receptividade e de amor ao próximo.

Gentilezas já começaram na abertura, com equipe da coordenação Pedagógica – Pollyana e Priscila, promovendo e apresentando técnicas de relaxamento e concentração para pratica que viria em seguida. Não menos, foi abertura da atividade com os presentes dados a todos pela nossa Mestra – algumas pedras pintadas à mão por essa “doninha do coração bão”, que trouxe para o contento de todos, sua generosidade ainda recheada com broa e biscoito, pequenos panos bordados e pintados por essa artista do coração.

Um clima de mamãe e de vovó exalou esta manhã. Cris Céu (Pseudônimo que eu não sabia), aprendiz da Mestra Edmeia, apresentou os resultados dessa convivência, citando frases de sabedoria onde descrevia a singeleza e a nobreza de sua Mestra.

Como é de práxis, não posso me alongar mais, quem viu, viu. Então já sabem, deverão esperar o catálogo e o documentário que virá no final dessa ação.

Apenas repito, exalou está manhã... generosidades e singelezas.

Agradecimentos, a equipe do Centro de Cultura Lagoa do Nado, na pessoa de Ricardo Evangelista e das meninas da cozinha, que preparam um excelente café. Aos Mestres: Conga e Max que prestigiaram a ação. O fotografo mirim Cícero, de 7 anos, que tirou muitas fotos que estão agora no picasa do projeto Cavuco. Os familiares da Mestra, Ricardo, Lucimar, Gabriela e Marcela, que vieram apresentar suas impressões e fatos sobre a personalidade impar desta mestra. A mãe do aprendiz Josélio (e me perdoem, pois não estou lembrando do nome), outra mestra que a meu ver, logo estará também na continuidade do projeto cavuco, pois ela tem muitos saberes e é uma referência na comunidade do bairro Nova York. A Doca Street, que revelou um dos segredos da Cavucagem. As Coordenadoras pedagógicas do projeto Cavuco, os aprendizes: Josélio, Draps e Daniel Porto e as outras pessoas que participaram da atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário